A maior chaminé da Europa

Chaminé de Trbovlje (fotografia retirada da Wikipedia)

A maior chaminé da Europa fica em Trbovlje (Eslovénia) e tem cerca de 360 metros de altura. Esta chaminé construída em 1976 integra o complexo da antiga central elétrica de Trbovlje, nas margens do rio Sava, desativada em 2014. A central elétrica original foi ali instalada em 1915, sendo que na década de 1960 sofreu profundas alterações e modernizações. Esta versão mais recente era composta por duas unidades, uma unidade a vapor e a outra a gás.

Relativamente à chaminé, esta foi construída apenas na década de 70 e é ainda hoje a sétima mais alta do mundo. A detentora do recorde continua a ser a chaminé da central elétrica Ekibastuz no Cazaquistão, construída na década de 1960, tem uns incríveis 419 metros de altura (http://www.gres2.kz/index.php?view=3).

Após a desativação da central elétrica de Trbovlje (em 2014), os escaladores Domen Škofic e Janja Garnbret (considerados os melhores escaladores do mundo) tiveram a ideia de ali criar a mais longa rota de escalada artificial do mundo. No final de 2020 conseguiram realizar esse sonho, contando com o apoio da Red Bull. O processo de criação da rota de escalada culminou com a realização de um pequeno documentário, que pode ser visto aqui: https://www.redbull.com/gb-en/climbing-europes-tallest-chimney-trbovlje-slovenia.

Quando assistirem às imagens da escalada, os fãs de Dragon Ball vão, certamente, lembrar-se da aventura de Son Goku na escalada da torre Korin. Bem, talvez no cimo da chaminé de Trbovlje não haja feijões mágicos, mas a sensação não há de ser muito diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *