Alguns dados sobre a Covid-19

Muito se tem falado sobre a realidade dos EUA relativamente à Covid-19, isto porque é o país como maior número de infetados (a caminho dos 11 milhões) e de mortes registadas (ultrapassando as 245 mil). Todavia, se analisarmos os dados por 100 mil habitantes podemos concluir que a Bélgica tem dados piores.

A Bélgica tem 5,386 infetados por 100 mil habitantes, enquanto que os EUA têm 3,334. Recorde-se que a população da Bélgica é de cerca de 11,46 milhões. Relativamente a vítimas mortais, os EUA, com uma população global de cerca de 328,2 milhões, registam 75 mortes por 100 mil habitantes, enquanto que a Bélgica regista 125.

Na Europa, relativamente ao número de infetados por 100 mil habitantes, apenas Andorra regista piores valores do que e a Bélgica com 7,4 infeções por 100 mil habitantes. Andorra, apesar de ter apenas cerca de 77 mil habitantes, regista mais de 5 mil infeções.

Também no número de fatalidades por número de infetados a Bélgica fica atrás dos EUA, sendo que o Estado europeu tem 2,7% e os EUA 2,3%. No global a Bélgica regista 531,280 casos de Covid-19 e 14,303 vítimas mortais.

Todavia, para uma análise mais aprofundada da problemática seria necessário ter acesso ao número de testes realizados, ao critério adotado para fazer os testes e ainda a outros normas como no respeitante à avaliação e enquadramento que é feito relativamente a outras patologias das vítimas mortais, faixas etárias mais afetadas, organização dos Serviços Nacionais de Saúde, etc…

Outro país que tem sido constantemente mencionado na comunicação social é a Federação Russa, isto porque regista mais de 1,9 milhões de casos positivos e perto de 33mil mortes por Covid-19. Todavia, tem um rácio de 1,32 infetados por 100 mil habitantes, enquanto que Portugal tem 2,05.  No respeitante a mortes, o rácio pelo mesmo número de habitantes na Rússia é de 22,5 enquanto que em Portugal é de 32,1. Relativamente à percentagem de mortes por número de infetados é de 1,6% em Portugal e 1,7 na Rússia, facto que me levou a analisar os dados da Federação Russa.

Outra curiosidade é que o país que regista piores dados relativamente à percentagem de vítimas mortais por número de infetados é o Iémen a braços com uma guerra há vários anos e que naturalmente não tem capacidade para prestar serviços de saúde à população. Este país regista uma percentagem de 29,2% seguindo-se o México com 9,8% e o Sudão com 7,7%. Ou seja, sem acesso a cuidados de saúde adequados a percentagem de vítimas mortais sobe claramente (recordo que em Portugal neste momento é de 1,6%).

Fontes:

https://edition.cnn.com/interactive/2020/health/coronavirus-maps-and-cases/

https://coronavirus.jhu.edu/data/mortality

Imagem retirada de https://pxhere.com/pt/photo/1608792

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *