A 7ª Semana Europeia do Código (CodeWeek) está a chegar. Este ano a iniciativa decorrerá ao longo de mais de duas semanas, mais precisamente de 10 a 25 de outubro. Porém o seu início é assinalado em forma de webinar já no dia 8 e vai contar com a participação de alguns dos maiores especialistas na matéria (pode consultar aqui https://codeweek.eu/featured-activities). A iniciativa, à semelhança dos anos anteriores, é promovida por diversas entidades europeias, das quais se destaca a Comissão Europeia.
Esta iniciativa visa celebrar a criatividade e desmistificar questões relacionadas com a programação, de forma a dar a conhecer, cativar e trazer mais crianças, jovens e adultos para este “mundo”. Além disso, não se pode ignorar que o mercado de trabalho está ainda a necessitar de programadores e de se estimar que a procura continue nos próximos anos. Daí que tenha havido, desde o início, o envolvimento de muitas organizações, o que tem feito desta iniciativa um sucesso, de tal forma que atividades, como a da Semana Europeia do Código, têm sido promovidas por todo o mundo, aliás o mapa das atividades inscritas para a “CodeWeek” ultrapassa, e muito, as fronteiras da Europa.
Portugal não tem ficado de fora desta iniciativa e à semelhança do resto da Europa tem registado vários eventos dos os anos, tendo o recorde sido alcançado em 2019 com mais de 700 eventos em todo o país. Para este ano estão já registados mais de uma centena. Qualquer pessoa pode registar a sua atividade na plataforma (em https://codeweek.eu/events). Assim que estiver registada surgirá no mapa. Podem registar qualquer tipo de atividade, podendo ser um workshop, aula aberta, formação contínua, etc…desde que tenha como temática a programação.
Podem ainda participar no desafio Code Week 4 All. Neste desafio, os participantes além de inscreverem as suas atividades no mapa da Semana Europeia da Programação, os participantes são desafiados a incentivar outros elementos das respetivas redes a fazerem o mesmo. Se o participante e a respetiva aliança alcançarem uma das metas estipuladas (10 atividades ligadas por 10 organizações diferentes ou envolverem participantes de 3 países diferentes), todos os participantes conquistam o Certificado de Excelência da Semana da Programação.
Para os professores ou interessados que não têm muita experiência nesta área, podem também consultar o site da CodeWeek, pois este disponibiliza recursos diversificados para aprender e ensinar para diferentes níveis de conhecimento.
Em jeito de conclusão, se nos focarmos nos mais novos, estes eventos de curta duração tendem a ser mais lúdicos e de iniciação e promoção desta área (cuja ferramenta mais adotada e geralmente o Scratch), nas atividades de longa duração almeja-se, essencialmente, a promoção do Pensamento Computacional. Pensamento este, descrito por Wing como sendo um conjunto de habilidades intelectuais e de raciocínio que indica como as pessoas interagem e aprendem a pensar por meio de linguagem computacional.
Sem esquecer que qualquer momento é bom para se iniciar no mundo da programação, boa CodeWeek’20!
Filipe T. Moreira