Blogue

Open call: Pensamento Computacional em Educação – Revista Sensos-e

Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,

Está aberta a chamada de artigos para um número especial da Revista Sensos-e que tem como objetivo promover a divulgação de trabalhos em torno do Pensamento Computacional na Educação nos seguintes âmbitos: a importância desta área no Ensino Obrigatório; o desenvolvimento profissional dos/as educadores/as e professores/as, bem como as suas atitudes e recetividade a este novo tema; a inclusão do desenvolvimento e apresentação de recursos para a implementação de atividades; a avaliação destas inclusões e do desenvolvimento dos/as alunos/as; o desenvolvimento da relação entre Pensamento Computacional e a Educação STEM/STEAM; a reflexão sobre que conhecimentos desta área deverão ser abordados na educação Básica; a adequação dos saberes inerentes ao Pensamento Computacional aos diferentes níveis de Educação; a apresentação de relatos de experiências práticas que se traduzam em exemplos de articulação desta área com as diversas ciências, em diversos níveis de educação, em ambientes educativos formais ou não formais. Sendo um tema recente, importa perceber, também, os desafios que os/as profissionais de Educação e as instituições de ensino enfrentarão nesta demanda.

Continuar a ler Open call: Pensamento Computacional em Educação – Revista Sensos-e

Participação na Conferência ICEM

Na semana passada, tive a oportunidade (e principalmente o gosto) de participar na Conferência anual do ICEM – INTERNATIONAL COUNCIL FOR EDUCATIONAL MEDIA – com duas comunicações: Teachers’ perceptions about IoT technologies in school activities; e OH!Bug: Envolver as crianças na valorização do património natural.

Além das duas apresentações tive a honra de integrar a Comissão Científica do evento que, este ano, decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém entre os dias 12 e 14 com a temática principal a ser “Moving on towards ‘new normal’ in education“.

A conferência juntou dezenas de professores, investigadores, empresários e outros interessados em tecnologias para a educação e em educação em geral, contando com vários oradores conceituados e representantes da UNESCO.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e interiores
Na apresentação da aplicação OH!Bug
Pode ser uma imagem de texto que diz "ICEMAO Media October 2-14 2022 RTUGAL POLITÉCNICO DE SANTARÉM Teachers' perceptions about oT technologies in school activities Filipe T. Moreira, Mário Vairinhos and Fernando Ramos DigiMedia/ DECA/ UA"

Novos cursos na plataforma NAU

A plataforma NAU já permite a inscrição nos cursos (MOOC):
-Gestão de Informação e Conteúdos Digitais – Nível Intermédio (https://www.nau.edu.pt/…/gestao-de-informacao-e…/ );
-Gestão de Informação e Conteúdos Digitais – Nível Avançado (https://www.nau.edu.pt/…/gestao-de-informacao-e…/ ).

Com estes cursos trabalhará as competências definidas para os níveis intermédio e avançado da área de competência Literacia da Informação

Para toda a informação, seguir os links disponibilizados acima.

Boas aprendizagens!