Blogue

Pensamento Computacional – II Jornadas Lamego Educa

Os slides que usei ontem nas II Jornadas Lamego Educa como suporte à reflexão sobre o Pensamento Computacional.

Uma vez mais, parabéns a toda a organização e pelas temática selecionadas.

Continuar a ler Pensamento Computacional – II Jornadas Lamego Educa

II Jornadas Lamego educa

Na próxima sexta-feira estarei (digitalmente) pelo Município de Lamego nas II Jornadas Lamego Educa – Município de Lamego a convite da organização para apresentar uma breve reflexão sobre o Pensamento Computacional, as potencialidades deste pensamento e formas de o desenvolvermos.

O evento que este ano tem precisamente como mote “O Pensamento Computacional, a Transformação Digital e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Educação”.

Continuar a ler II Jornadas Lamego educa

O PIC.TIC está de volta

Imagem do evento

O PIC.TIC organizado pelo Ccticua está de volta num novo formato -> as PIC.TIC Talks!

As PIC.TIC Talks terão lugar no dia 23 de julho 2021, entre as 14h30 e as 17h30, no Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro (limitado a 25 pessoas), e em streaming, constituindo-se como Ação de Curta Duração de 3h, relevante para efeitos de progressão na carreira.

Mais informações em: https://www.ua.pt/pt/cctic/page/14333?fbclid=IwAR0NaFjpxK7qtpY2zJQG7fJ5cOdJMQoUlF2UWa2xChAxRVZwwlPaNJ5UhnI

Tese de Doutoramento no RIA

A minha tese de doutoramento intitulada “A internet das coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas” já se encontra disponível no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA), sendo possível aceder através do endereço: http://hdl.handle.net/10773/31443

Continuar a ler Tese de Doutoramento no RIA

Oficina Tecnologias Emergentes – Preparem-se pais!

Oficina SafeWeb – Tecnologias Emergentes – Preparem-se pais!

Na passada quinta-feira (8 de abril de 2021), participei, como convidado, numa oficina organizada no âmbito do projeto SafeWeb* e intitulada “Tecnologias Emergentes – Preparem-se pais!”.

O objetivo desta oficina era, essencialmente, dar a conhecer aos encarregados de educação dos participantes do projeto SafeWeb algumas das tecnologias emergentes e os possíveis impactos destas na sociedade. Partindo com esse objetivo, comecei por mostrar que muitas das tecnologias que surgem nos filmes e livros de ficção científica foram já inventadas (mesmo algumas das mais surpreendentes). Na segunda parte da oficina abordei algumas das tecnologias emergentes, mas com uma perspetiva de como é que estas nos poderão a viajar até ao passado e a projetar o futuro com exatidão.

Continuar a ler Oficina Tecnologias Emergentes – Preparem-se pais!

“Ela é azul” – 60 anos do primeiro voo tripulado no espaço.

1961: Yuri Gagarin no espaço | Fatos que marcaram o dia | DW | 12.04.2016
Yuri Gagarin

Há 60 anos, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin era o primeiro humano a chegar ao espaço e a orbitar a Terra, numa viagem de 108 minutos, à “boleia” do foguetão Vostok 1, que foi lançado de Baikonur, no atual Cazaquistão.

Laguna_Vostok_1_orbit
Órbita completa da cápsula Vostok 1 (crédito: Space Exploration)
Continuar a ler “Ela é azul” – 60 anos do primeiro voo tripulado no espaço.

O Castelinho de Leça da Palmeira

O “Castelinho” de Leça de Filipe T. Moreira

O “Castelinho” de Leça da Palmeira, em tempos conhecido por “Miramar” foi inicialmente contruído na margem direita do rio Leça, junto à sua foz em 1870. Com a ampliação do porto, que o transformaram num verdadeiro porto comercial, o “Castelinho” foi deslocado para a praia de Leça, onde hoje ainda se situa.
Hoje é apenas uma memória de outros tempos, no entanto, quando foi construído servia para dar “senha” aos barcos de pesca que passavam à vista da costa.

“No dia 21 de Outubro de 1870, pelas 10 horas da manhã, foi inaugurado com toda a solenidade o mira-mares de Leça da Palmeira, a que assistiu a direcção da primeira comissão auxiliadora da Real Sociedade Humanitária local e várias pessoas consideradas, que para esse acto foram entretanto convidadas.
O melhoramento, que ficou a dever-se ao senhor João Pinto de Araújo e por ele custeado na íntegra, é uma obra verdadeiramente filantrópica, que honra aquele senhor e patenteia os seus generosos sentimentos.”
In “Comércio do Porto” 

“Tecnologias Emergentes – Preparem-se pais!”

No âmbito do projeto SafeWeb, dinamizado pela Probranca Ipss com apoio financeiro da Fundação “la Caixa”, irei dinamizar uma oficina sob a temática “Tecnologias Emergentes – Preparem-se pais!”.

Nesta oficina irei abordar um conjunto de tecnologias emergentes que poderão contribuir para uma alteração das “realidades” ou até (porque não?) viajar no tempo.

Para os interessados, podem assistir no Facebook, onde será transmitido em direto. Deixo aqui o endereço do evento: https://www.facebook.com/events/446747753325622/?active_tab=discussion

Até lá!