Blogue

Macedonian Dogs

Na Macedónia do Norte, os cães são diferentes. As cidades parecem ter surgido à sua medida. Salpicam o espaço com a sua presença. Em cada dobrar de esquina, surge uma nova personalidade. Acomodam-se. Guardam segredos de impérios caídos e de civilizações antigas. Introspetivos e melancólicos, transformam-se à noite, assumindo e liderando o espaço que lhes pertence. Assumem-se como a antítese das gaivotas em terra, possivelmente, sem alguma vez terem avistado alguma.

Dia Nacional do Estudante*

No passado dia 24 de março assinalou-se mais um Dia Nacional do Estudante. Este dia é oficialmente reconhecido desde 8 de maio de 1987, aquando da aprovação do decreto nº 77/IV. Este decreto consagra a data e também os seus objetivos, “o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e da sociedade” e a “cooperação e convivência entre os estudantes”.

Porém, as origens do Dia Nacional do Estudante são muito anteriores. Mais precisamente o 24 de março de 1962, pois foi nesta data que se iniciou o conflito entre estudantes universitários portugueses e o regime do Estado Novo. O conflito iniciou-se com uma concentração na Cidade Universitária, como protesto às determinações do Ministro da Educação de proibição de comemoração do Dia do Estudante. Esta crise durou vários meses e incluiu, entre outros acontecimentos, greves às aulas, cargas policiais e detenções de estudantes.

Continuar a ler Dia Nacional do Estudante*