O bloqueio do Canal de Suez devido ao acidente com o navio cargueiro Ever Given (a poucos quilómetros a norte de Suez), desde terça-feira, está a fazer tocar muitos alarmes, até porque cerca de 12% do comércio mundial passa pela região. Só em 2020 passaram cerca de 19 mil navios, facto que rende cerca de 7 mil milhões de euros em taxas de passagem.
Relativamente a mais dados sobre o impacto que o encalhamento que este navio poderá ter na economia mundial, recomendo a peça do Jornal de Notícias que está bastante completa e com referências, disponível em: https://www.jn.pt/mundo/canal-de-suez-como-um-navio-poe-em-xeque-a-economia-global-13498776.html.
Para os mais ansiosos e que gostam de acompanhar os acontecimentos ao minuto, recomento o website Marine Traffic (há várias alternativas, igualmente gratuitas, mas este é o que uso com mais frequência). Nesta plataforma que recorre, entre outras, à tecnologia de Internet das Coisas, podemos monitorizar os navios em tempo real, com diversas informações sobre os mesmos. Interessante tem sido, também, acompanhar o aumento dos navios tanto junto a Suez, como ao Porto Said (no norte do canal), que aguardam para poder atravessar o canal numa e noutra direção, esta sexta-feira eram cerca de 300.