Painel – Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?

Tarde bem passada no Matemática Com Vida na Universidade de Aveiro, este ano subordinado ao tema “Diferentes olhares sobre o Pensamento Computacional”.

Num formato híbrido tive o gosto (e a aprendizagem) de integrar o painel de encerramento com Carlos Albuquerque (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), João Torres (CCTIC/CIEF Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) e José Miguel Sousa (Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira). Este painel intitulado “Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?“ contou com a moderação de Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA, Universidade de Aveiro).

Sobre o painel:

A construção de um Referencial Curricular é um elemento basilar dos currículos do Ensino Básico e Secundário. Um dos passos iniciais para ajudar nessa construção é o estabelecimento de Aprendizagens Essenciais orientadas para o Perfil do Aluno que é desejável no final da escolaridade obrigatória.

No caso da Matemática e de acordo com o definido pela OCDE, as Aprendizagens Essenciais valorizam a perspetiva da Matemática para todos, baseada em seis capacidades matemáticas transversais (que têm vindo a assumir uma cada vez maior relevância nos currículos de Matemática dos diversos países), sendo uma delas o Pensamento Computacional.

Desenvolver o Pensamento Computacional pressupõe trabalhar, de forma integrada, um conjunto de práticas imprescindíveis na atividade matemática, que dotam os alunos de ferramentas necessárias à resolução de problemas.

O presente Painel pretende contribuir para o debate deste tópico, clarificando o sentido que faz falarmos em Pensamento Computacional na matemática, na sua transferibilidade para outras disciplinas, bem como sobre as competências que promove no desenvolvimento de cidadãos mais autónomos e digitalmente críticos.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "OMV COMPUT COMPUTA Convidados CarlosAlbuquerque Carlos Albuquerque (UniversidadeLisboa) Filipe Moreira (Instituto Politécnico da Guarda) oãoTorres (Instituto Politécnico de Setúbal) José Sousa (Secretaria Regional da Educação da Madeira)"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *