Há 60 anos, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin era o primeiro humano a chegar ao espaço e a orbitar a Terra, numa viagem de 108 minutos, à “boleia” do foguetão Vostok 1, que foi lançado de Baikonur, no atual Cazaquistão.
Apesar do feito enorme para a época, a Vostok 1 era uma nave bastante humilde, medindo apenas 4,4 metros de comprimento por 2,4 m de diâmetro e pesando 4.725Kg. Tinha dois módulos, sendo um para acomodar os equipamentos e tanque de combustível, enquanto o outro era a cápsula onde o cosmonauta viajou.
O ato além de um marco histórico foi também um ato heroico, de tal maneira que depois da primeira parte da missão estar completa, a cerca de 7000 metros do solo a escotilha da cápsula Vostok 3KA-2 foi ejetada e pouco depois era o cosmonauta a sair, aterrando de paraquedas numa zona de campos de cultivo na Rússia.
Diz-se que ainda vestia o fato espacial quando bateu à porta de um fazendeiro para lhe pedir para ligar para Moscovo:
“Não fiquem com medo: sou um cidadão soviético como vocês. Vim do espaço e preciso usar seu telefone para ligar para Moscovo!”
Muito mais haveria a dizer, mas há boas peças e até filmes sobre o assunto, no entanto, para finalizar, deixo a recriação da viagem de Yuri Gagarin filmada inteiramente no Espaço através da Estação Espacial Internacional.