Blogue

Regresso ao comentário

O meu regresso ao comentário na Rádio Clube da Feira, agora num novo formato – “Conversas Soltas”, que integra a nova grelha de programas da estação.

Para trás ficou o Câmara Aberta, que não integra a nova grelha de programas. Não poderia deixar de referir gosto que tive em fazer parte do painel (desde 2021, quando fui substituir Marcio Correia) juntamente com Alferes Pereira e Paulo Sérgio Gonçalves. Ainda acerca do Câmara Aberta, recordo, especialmente, o período da campanha para as eleições autárquicas, altura em que percorremos todas as Freguesias do município de Santa Maria da Feira.

Neste novo formato farei um comentário a uma notícia regional (essencialmente relativa a Santa Maria da Feira) e a um tema nacional.

Continuem connosco
Um abraço a todos/as!



Valongo – AEC de Programação e Robótica

Tudo preparado para o arranque da AEC de Programação e Robótica no município de Valongo.

Na semana passada, na Casa do Conhecimento em Valongo, decorreu a formação para cerca de duas dezenas de formadores que integram a equipa da CDI Valongo que irá dinamizar a AEC de Programação e Robótica no Município de Valongo.

Estas atividades iniciam-se já na próxima semana em diferentes escolas do município com as turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade.

Para o efeito desenvolveu-se um programa novo um conjunto de tarefas que serão dinamizadas ao longo do ano letivo.

Formação na Casa do Conhecimento de Valongo

Projeto DVET – Formação de Professores

No photo description available.

Na semana passada, 29 de agosto a 2 de setembro, estive no Chipre em representação da associação Semente a dinamizar uma formação de professores, juntamente com David Oliveira e Ivona Ester (esta da organização MiseHero). Esta formação decorreu no âmbito do projeto DVET (Erasmus+) que tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para o desenvolvimento de aulas online para o ensino profissional e vocacional. A par da metodologia, está previsto o desenvolvimento de 72 aulas que ficarão disponíveis de forma aberta para que possam ser (re)utilizadas pela comunidade.

Na formação participaram professores de Portugal, Chéquia, Chipre, Turquia e Bulgária. Nestes dias foram abordadas metodologias, mas também ferramentas e conselhos práticos para o desenvolvimento e dinamização de aulas online. Como resultado, no final da semana os participantes afirmaram sentirem-se mais preparados para o desenvolvimento de aulas online.

Todos os formandos têm agora como missão formar outros colega, para que estes se sintam mais capacitados para o desenvolvimento de aulas online para o ensino profissional e vocacional.

As aulas desenvolvidas serão disponibilizadas numa wiki e estima-se que a primeira versão esteja disponível no final deste ano.

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre